Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!

Notícias

ADEQUAÇÃO SALARIAL

Em extraordinária, vereadores aprovam adequação dos salários de servidores que estavam abaixo do mínimo nacional

 

No dia 24 de janeiro os vereadores realizaram sessão extraordinária para análise e aprovação dos Projetos enviados pelo Executivo com solicitação de urgência. Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 05/2023, adequando os salários dos servidores que possuem vencimentos abaixo do salário mínimo nacional. Serão contemplados os profissionais: auxiliar de serviços gerais I, guarda de patrimônio I, Servente I e Cozinheiro I. Assim, os servidores que ocupam esses cargos passarão a receber um salário mínimo nacional. Atualmente, o mínimo é de R$ 1.302 para o ano de 2023. A Prefeitura anexou no projeto detalhes que mostram a viabilidade financeira para essa adequação. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

Projeto nº 04/2023

Outro projeto que também entrou na pauta da sessão extraordinária foi o Projeto de Lei nº 04/2023, também de autoria do Executivo solicitando a autorização para utilizar os recursos vinculados às parcerias com o terceiro setor para remunerar profissionais que exerçam cargos ou emprego público. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores, apenas o vereador Antonio Severino se absteve da votação.

Na justificativa, a Prefeitura explicou sobre a necessidade da legalidade das parcerias firmadas entre a Administração Pública e entidades do terceiro setor. Atualmente, a legislação do Marco Regulatório do Terceiro Setor não permite que as entidades usem o dinheiro do convênio para o pagamento da remuneração de servidores públicos (municipais, estaduais ou federais) que sejam contratados por elas. No entanto, essa mesma lei prevê a hipótese da autorização do uso de recursos, desde que regulamentada em legislação específica e dentro das diretrizes orçamentárias.

Com a aprovação deste Projeto de Lei ficam autorizados o uso de recursos para o pagamento de remunerações dos cargos de: médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social (área de saúde), fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, cirurgião dentista e professor.