O vereador Eloizio Abel (PTB) quer instituir o "Dia Municipal de Promoção da Saúde Mental" e incluÃ-lo no calendário oficial de eventos de Macatuba. A proposta, do Projeto de Lei 86/2023, começou a tramitar na sessão do dia 11 de setembro.
De acordo com o projeto, a data será lembrada anualmente no dia 10 de outubro, em que também é lembrado o Dia Mundial da Saúde Mental -instituÃdo em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental.Â
O vereador propõe que essa data seja celebrada com diversas atividades, como reuniões, palestras, seminários e campanhas de conscientização, com o objetivo de promover o debate sobre a saúde mental na sociedade.
"Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro", lembrou o vereador.
INDICAÇÕES
Além do projeto relacionado à saúde mental, o vereador Eloizio Abel também reiterou duas indicações referentes à infraestrutura da cidade.
Em uma delas, pede que a prefeitura providencie a limpeza, manutenção, e instalação da grade de segurança no bueiro existente na Rua José Jacinto Soares de Macedo, cruzamento com a Avenida Luciano Bernardes. Na outra, pede urgência na construção de canaletas para escoamento de água pluvial no cruzamento da Av. Cel. VirgÃlio Rocha com a Rua José Antonio Fantini; no cruzamento da Av. Cel. VirgÃlio Rocha com a Rua Eugênio Sabóia; e no cruzamento da Av. Cel. VirgÃlio Rocha com a Alameda Tiradentes.